Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

A Importância Das Redes Sociais Para Bares e Restaurantes

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre redes sociais para bares e restaurantes. Com certeza as dicas irão te ajudar em seu negócio!

É inegável que em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais sejam ótimos canais para vendas e negócios.
Afinal, diariamente milhões de pessoas acessam o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e outras redes.
Sendo assim, é de suma importância que empresas saibam aproveitar o potencial das redes sociais, de modo a atrair e fidelizar clientes e claro, aumentar os lucros da organização.

Por isso, no artigo de hoje, nós iremos falar sobre a importância das redes sociais para bares e restaurantes.

Assim, você como empreendedor e dono de um negócio, poderá aproveitar as dicas para fazer a sua empresa crescer! Vamos lá?

Redes sociais para bares e restaurantes: entenda a importância

As redes sociais têm ganhado cada vez mais relevância na relação entre o público consumidor e empresas. Dentre as principais estratégias de Marketing Digital para bares e restaurantes, é importante que o seu estabelecimento tenha um perfil ativo nas principais plataformas.

Além de serem canais de relacionamento direto e imediato com o cliente, as redes sociais se tornaram ferramentas fundamentais para a realização de ações promocionais que visam a atração e fidelização da clientela. Para uma estratégia mais assertiva, no entanto, é preciso entender quem é seu público e quais mídias que ele frequenta.
No ramo alimentício, Facebook e Instagram têm uma enorme relevância, não só pelo apelo visual que a comida tem, como também pela possibilidade de bons resultados com promoções, eventos e ações segmentadas.
Aliás, o visual tem se tornando um instrumento cada vez mais importante na hora de trabalhar com as redes sociais. Por isso, capriche nesse quesito, e conte com o auxílio de aplicativos para editar imagens e administrar as redes sociais.

Boas práticas para bares e restaurantes nas redes sociais

a importancia das redes sociais para bares e restaurantes boas praticas - A Importância Das Redes Sociais Para Bares e Restaurantes

Perfil completo

Quando você for criar a sua página em uma rede social, é de suma importância que você coloque todas as informações necessárias, para que as pessoas possam encontrá-la.

Portanto, coloque uma foto, uma boa descrição, meios de contato, horário de funcionamento, localização, links, hashtags, etc.

Tudo isso ajudará a sua página a ser encontrada com mais facilidade.

E caso haja alguma mudança, por exemplo, no endereço ou no telefone do seu bar, ou restaurante, não esqueça de atualizá-los em suas redes sociais.

Tenha sempre um perfil completo e atualizado!

Frequência

Um erro que muitos bares, restaurantes e outros tipos de empresas cometem nas redes sociais é fazer publicações de maneira aleatória, sem manter uma frequência ou seguir um cronograma pré-estabelecido. E isso é um grande erro.

Sabe por quê? Porque assim os usuários ficam “perdidos”, não sabem quando haverá uma nova publicação e acabam perdendo o interesse. O engajamento acaba sendo menor.

Agora, se o seu bar ou restaurante faz pelo menos uma publicação por dia e em horários definidos, a sua audiência já sabe quando haverá um novo post e as chances de engajamento são bem maiores.

Portanto, mantenha frequência em suas redes sociais. Não deixe os usuários esperando ou tentando adivinhar quando terá uma nova publicação. 

Além disso, varie as publicações. Para completar uma semana, você não precisa publicar apenas fotos de pratos ou bebidas. 

Você pode por exemplo, fazer posts com dicas sobre gastronomia, falar sobre mobiliário, convidar chefs e pessoas influentes do setor para falar e muito mais. Use a criatividade!

Interação e relacionamento

As redes sociais são ótimos canais para interagir e manter um relacionamento próximo do público.

Por isso, é essencial que a sua marca invista nisso. Ou seja, ela deve sempre responder os clientes, deve promover enquetes e debates e criar ações que envolvam os consumidores. Muitas pessoas gostam deste sentimento de pertencimento.

Além disso, é importante manter uma comunicação transparente e humanizada, afinal, você está conversando com pessoas e não robôs. Evite respostas gerais e padronizadas. 

Conecte-se com os clientes. Crie uma relação de proximidade com eles. Ouça o que eles têm a dizer e valorize os feedbacks deles. Isso te ajuda a crescer.

Fotos e vídeos de qualidade

 

a importancia das redes sociais para bares e restaurantes fotos - A Importância Das Redes Sociais Para Bares e Restaurantes

 

Tratando-se de comidas e bebidas, é fundamental que as Fotos e vídeos publicados nas suas redes sociais sejam de qualidade, afinal, você precisa despertar o interesse e a vontade nos consumidores.

Por isso, invista sempre em boas fotos e vídeos e, se necessário, contrate um profissional para isso. Faça publicações que deem água na boca!

A imagem tem o poder de captar perfeitamente a essência de um prato, sendo capaz de engrandecer ou arruinar um produto, podendo representar a diferença entre o sucesso e o fracasso total nas vendas.

Além disso, a identidade visual dos seus posts também precisa ser bem trabalhada, de modo que as pessoas batam o olho e identifiquem ser um post da sua marca.

Conteúdos relevantes

Além das dicas anteriores, outro ponto importante para você aproveitar o potencial das redes sociais é fazer posts relevantes, que tenham conteúdos interessantes.

Não use as redes sociais apenas para falar sobre a sua marca e para vender produtos. Use-as para educar o seu público, para ajudar pessoas e agregar valor com posts úteis.

Não seja somente mais um perfil em meio a tantos outros.

Atendimento de qualidade

a importancia das redes sociais para bares e restaurantes - A Importância Das Redes Sociais Para Bares e Restaurantes

Um bom atendimento para a maioria das pessoas pode se limitar a agir com respeito e educação perante o seu cliente. Mas o verdadeiro atendimento que conquista e fideliza é aquele que ultrapassa as barreiras da normalidade e prova o seu verdadeiro valor ao público.


Tanto no ambiente físico quanto no digital, o atendimento precisa ser impecável. Portanto, é de suma importância que você e seus colaboradores saibam como responder e lidar com os consumidores. 

Por exemplo, é importante saber como responder dúvidas, críticas, elogios, sugestões, etc., afinal, esses tipos de comentários são comuns em redes sociais. 

Referências

Começar do zero pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, ao investir em redes sociais para o seu negócio, busque referências, tanto nacionais quanto internacionais.

Veja o que outros bares e restaurantes estão publicando em suas páginas no Facebook, Instagram, Twitter, etc. e avalie o que você pode adotar em sua empresa.

Mídia paga

Infelizmente, ter um crescimento orgânico, natural, nas redes sociais não é algo tão simples de ser alcançado. 

Por isso, é importante que você invista em estratégias de mídia paga, em anúncios e posts patrocinados.

Dessa forma, você terá mais alcance e visibilidade, de modo a atrair mais pessoas para o seu negócio. 

Mensuração de resultados

De pouco adianta você colocar em prática todas essas ações acima, se você não mensurar os resultados depois.

Afinal, como é que você vai saber se uma ação está dando certo ou não?

Por isso, é fundamental que você avalie dados e métricas regularmente, de modo a verificar o que está funcionando e que precisa ser ajustado!

De repente, é o horário das publicações, o formato utilizado… enfim, tudo precisa ser bem analisado para que você seja cada vez mais assertivo e eficiente nas redes sociais!

Precisando de equipamentos para seu estabelecimento? A Loja Brazil oferece as melhores soluções em equipamentos em Aço Inox para seu estabelecimento. Mesas inox, bancadas aço inox, estantes aço inoxidável, entre outros equipamentos que irão agregar mais valor, sustentabilidade e funcionalidade ao seu negócio.

Fique por dentro das nossas novidades e tenha acesso a conteúdos exclusivos, assinando a nossa Newsletter e siga-nos nas Redes Sociais!

Site Loja Brazil